venha fazer parte do nosso curso

quer saber como funciona a cozinha de um restaurante gastronômico? a cada dois meses selecionamos sete trainees para participar do curso livre do Maní

lab.maní

o lab.maní é um curso livre de cozinha com duração de 4 meses. na metade inicial, 7 trainees passam pela cozinha de produção do Maní, onde são preparadas todas as bases do restaurante. aprendem técnicas de corte, manipulação de carnes e frutos do mar, porcionamento e armazenamento, cozimento em baixa temperatura, limpeza e higienização da cozinha. nesse período, têm a chance de se ambientar com as produções do restaurante e, sobretudo, ganhar ritmo e agilidade.

nos dois meses seguintes, os trainees ficam na cozinha de serviço do Maní. passam pelas praças fria e quente (chapa, guarnição, arroz), passe e confeitaria. nessa etapa, aprendem a se comunicar com os cozinheiros da praça, para que o serviço flua; a organizar o mis-en-place; a se movimentar na cozinha e a trabalhar o ouvido (ficar atento aos comandos do chef). participam ainda de uma grade de cursos sobre cozinha.

qualquer pessoa pode se inscrever. não é necessário ser cozinheiro nem estudante de gastronomia. as únicas habilidades esperadas dos candidatos ao curso livre são vontade (de aprender), assiduidade (para se dedicar ao projeto durante os 4 meses) e persistência (para dominar todas as etapas do processo).

os dois primeiros meses são passados na cozinha de produção, em horário único para os dois turnos (segunda a sexta, das 8h30 às 17h30) e aulas aos sábados de manhã. nos dois meses finais os trainees ficam na cozinha de serviço –turno dia (terça a sexta, das 8h às 16h20; domingo, das 10h às 18h, a cada 15 dias) e turno noite (terça a sexta, das 16h20 à 1h; domingo, das 10h às 18h, a cada 15 dias) –com aulas aos sábados de manhã.

confira abaixo as respostas para as principais dúvidas:

* como faço para me inscrever?
quando as inscrições estão abertas, você encontra um link “Inscrição”, no final desse post, que leva para a ficha de inscrição a ser preenchida. as inscrições que forem enviadas com dados faltando (como currículo) serão automaticamente descartadas. se você não encontrar o link ao final do post, significa que estamos fora do período de inscrição.

* há quantas vagas?
7 candidatos são selecionados a cada turma.

* qual é o período de inscrição para a próxima turma (sexta)?
de 1/02/17 a 28/02/17.

* quando tem início a sexta turma?
no dia 8 de maio de 2017.

* e as seguintes?
no dia 1º de abril abrem as inscrição para sétima turma (com curso iniciando no dia 3 de julho). no dia 1º de junho começam as inscrições para a oitava turma (com início em 4 de setembro). os interessados em participar da nona turma (que começa no dia 6 de novembro) encontrarão a ficha de inscrição disponível a partir do dia 1º de agosto.

* como é feita a seleção?
30 candidatos pré-selecionados para cada turma serão convidados a participar de uma entrevista com a coordenadora do programa de treinamento, Gabriela Franzoi. dessa bateria sairão 15 pré-finalistas, que passarão por uma banca examinadora (com Gabriela, nosso souschef Vinicius Nagao e sete cozinheiros-tutores) para a seleção dos 7 candidatos de cada turma.

* há remuneração para os participantes?
não, é um programa de treinamento sem custo nem remuneração.

* se selecionarmos alguém que mora fora de São Paulo, como faremos a entrevista?
por telefone ou skype.

inscreva-se